Ser um empreendedor, vai muito além de gênero e idade, por isso, é possível notar um número crescente de mulheres se tornando profissionais de sucesso, revelando grandes protagonistas na área.
Algumas pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de mulheres no Brasil possuem os seus próprios negócios, favorecendo a economia do país e também o seu próprio empoderamento profissional.
Contudo, o que faz o empreendedorismo feminino ganhar esse nome, é devido a algumas características comuns das mulheres, fazendo com que esse modelo de empreendimento possua alguns pontos únicos e diferentes. Desde habilidade e competências, mas que marcam o seu modelo de trabalho.
Por isso, acompanhe o nosso post até o final para saber mais sobre o assunto e conhecer as suas características.
De forma simplificada, o empreendedorismo feminino é todo movimento de negócios desenvolvidos, pensando ou comandados por uma figura feminina, seja corporação com uma líder mulher, ou também ocupando cargos importantes em uma empresa.
Isso porque, o perfil empreendedor não se limita apenas aqueles que optam por abrir o seu próprio negócio, mas, em qualquer pessoa que apresente características idealistas, coragem, determinação e também inovação.
Nesse sentido, o empreendedorismo se torna uma forte ação na quebra de tabus, em relação ao poder de liderança da figura feminina.
É notório que o empreendedorismo tem ganhado força com o passar dos anos, contudo, o que mais marca esse modelo são as suas características próprias. Veja abaixo algumas delas.
Em geral, um dos principais pontos que marcam o empreendedorismo feminino, é pelo fato da mulher conseguir oferecer uma atenção maior aos detalhes. Deste modo, é possível ter uma liderança mais poderosa e atenta a todos os pontos.
Assim, a figura feminina consegue observar pontos de melhorias e oportunidades, oferecer mais atenção aos seus consumidores, além de garantir um melhor serviço de entrega. O olhar detalhista da mulher, permite alcançar o sucesso com mais facilidade.
De acordo com levantamentos realizados, no Brasil, o índice de escolaridade da mulher tende a ser maior quanto ao homem, fazendo com que ela procure por mais oportunidades para se preparar para gerir o seu negócio.
Em outras palavras, a mulher tende a investir em mais preparação técnica, conhecimento sobre o mercado e também planejar melhor os seus passos e estratégias.
Outro ponto que também diferencia o empreendedorismo feminino, é por conseguir estabelecer um relacionamento melhor com os seus liderados, clientes e fornecedores.
Assim, esse ponto se torna uma ótima qualidade, principalmente, por conseguir resolver problemas e encontrar soluções de forma rápida, além de oferecer uma liderança humanizada, uma comunicação tranquila e segura.
Logo, a mulher empreendedora consegue oferecer um espaço de trabalho mais tranquilo, pois, um bom relacionamento é o ponto mais importante para uma liderança de sucesso.
Uma característica particular de uma mulher é a sua sensibilidade. E quando a empreendedora utiliza desse ponto para favorecer o seu negócio, se torna um forte aliado para o sucesso.
Afinal, por meio disso é possível ver além da situação, ter uma leitura melhor dos acontecimentos e tomar decisões mais assertivas, além de vários outros pontos importantes. Todo empreendedor, para alcançar o sucesso, precisa ter a capacidade de ler as entrelinhas.
Definitivamente, o empreendedorismo feminino tem ganhado força no mercado, por isso, é comum ver líderes mulheres. Para dar início ao seu próprio negócio, muitas mulheres optam por meios que facilitem o processo.
Atualmente, é possível contar com o coworking, pois, além de oferecer valores menores, são várias as vantagens desses espaços de trabalho.
Visite o nosso site e confira todos os benefícios que podemos oferecer a você e ao seu empreendimento, através do nosso espaço de trabalho.
Crescimento de empresas pequenas e autônomos: como investir em negócios menores e transformar seu empreendimento…
Reputação da empresa: como construir e manter uma imagem real, que transmita cultura forte, compromisso,…
Custos empresariais para PMEs: como economizar de forma estratégica? Essas práticas podem manter a sua…
Imagem empresarial: o que é, por que é importante, como definir e desenvolver e quais…
Confira dicas para aumentar a produtividade no trabalho, saiba como se organizar, planejar seu dia…
O networking empresarial é uma forma de criar conexões capazes de possibilitar o fechamento de…