Devido à pandemia do Covid-19, muitas empresas tiveram que se reinventar e adotar novos meios de trabalho, como é o exemplo do home office, que se trata, de forma simplificada, de um modelo de trabalho realizado em casa. Ou seja, o profissional cumpre suas funções, mas sem ter que se locomover até a corporação.
Entretanto, assim como é uma ótima opção, trabalhar de casa pode oferecer alguns empecilhos, como distrações. Desta forma, o número de pessoas que têm optado por coworking aumenta cada vez mais.
São várias as vantagens e os motivos que influenciam na troca do home office, pelo coworking. Confira abaixo alguns deles.
1. Espaço específico para o trabalho
Em geral, um dos principais benefícios que um coworking oferece, são os espaços específicos para o trabalho. Assim, se torna uma opção viável, tanto para as empresas, quanto para aqueles que trabalham de forma independente.
Por mais que o profissional possua em casa, um espaço próprio para trabalhar, pelo fato de estar em sua residência, as chances de se distrair aumentam, pois, pode chegar visitas ou surgir imprevistos que vão atrapalhar a produtividade no trabalho e tornar a rotina mais cansativa e confusa.
Além disso, ao chegar em casa após um dia de trabalho, o corpo tende a relaxar mais, já que o cérebro compreende a ação como dever cumprido. Do mesmo modo, se locomover até um coworking, por exemplo, pode ajudar na concentração e produtividade.
2. Mais facilidade para ter uma rotina
Como citado no texto, um dos motivos que mais podem atrapalhar a vida de quem trabalha home office, são os imprevistos. Por estar em casa, também é comum a possibilidade da autossabotagem, ou seja, o profissional tende a se ocupar em outras coisas em casa, logo, a produtividade diminui no trabalho.
Devido a esses fatores, é quase impossível criar uma rotina diária, o que pode ser prejudicial para a jornada de trabalho. Por isso, optar por um coworking, se torna mais vantajoso para o profissional que deseja ter uma rotina organizada e otimizar o seu tempo.
Ainda mais, esse modelo não só beneficia o profissional, mas também a empresa. Já que, com uma rotina mais alinhada, o colaborador consegue alcançar resultados melhores, influenciando diretamente na empresa.
3. Oferece mais credibilidade
Geralmente, o profissional que trabalha home office, sempre que precisa se encontrar ou reunir com os clientes, precisa marcar em café, restaurantes ou em outros locais públicos, o que é bastante comum.
Contudo, optar pelo modelo coworking pode resolver essas situações, já que, além dos espaços para trabalho, também são disponibilizadas áreas para reuniões, assim, a empresa não perde a confiança e credibilidade dos seus consumidores.
4. Acesso a uma estrutura de qualidade
Sobretudo, o coworking beneficia tanto a empresa quanto seus funcionários. Para uma corporação, nada melhor que oferecer um espaço de qualidade aos seus funcionários, porém, com um preço mais vantajoso. Além de economizar, a instituição consegue acompanhar de perto o desempenho dos seus funcionários, o que não seria possível no modelo home office.
Para um profissional, ter acesso a uma boa estrutura para trabalhar, o mantém mais produtivo e motivado, já que se trata de um local com internet, mesas e cadeiras, próprias para um trabalho tranquilo e confortável. Desse modo, se torna um ótimo investimento, seja para os pequenos empreendedores, grandes empresas e até para o profissional independente.
Em suma, trocar o home office pelo coworking, oferece diversos benefícios, além de ser um ótimo investimento para o bolso.
Gostou do nosso artigo? Agora confira o nosso site para conhecer mais sobre o W. Corp, um escritório completo que oferece diversas estações de trabalho para quem deseja optar pelo coworking ao invés do home office.