Categories: Dicas

Como economizar com custos empresariais para PMEs

Custos empresariais para PMEs: como economizar de forma estratégica? Essas práticas podem manter a sua operação mais eficiente. Por isso, entenda os benefícios disso e descubra 7 maneiras para reduzi-los. 

As dicas são da Wcorp Coworking, que fica localizada no Ipiranga, em São Paulo. Saiba como funciona um coworking.

Quais são os custos de um negócio?

Os custos empresariais podem ser divididos em fixos e variáveis. Podendo ser operacionais, financeiros, diretos ou indiretos.

Realizar uma gestão de custos empresariais eficiente garante a continuidade dos negócios, portanto, periodicamente, é preciso identificar áreas de melhoria, economia e otimização. 

Custos variáveis

Os custos variáveis estão relacionados à quantidade de bens ou serviços que uma empresa produz. Eles se modificam diretamente com o nível de produção ou atividade de uma empresa. 

Ou seja, aumentam quando a produção ou as vendas aumentam e diminuem quando a produção ou as vendas caem. 

Custos fixos

Já os custos fixos permanecem constantes independentemente do volume de produção de uma empresa. Esses custos são essenciais para manter a operação em funcionamento, mesmo que a produção esteja baixa.

Benefícios em procurar reduzir custos empresariais de PMEs

Muitos empresários não sabem precisar o custo, mas não se dedicar a realizar essa prática com efetividade pode impactar negativamente no negócio. 

Para que uma PME tenha mais resiliência financeira, é imprescindível realizar uma boa gestão no fluxo de caixa.

Gerir os custos empresariais reduz riscos operacionais, ajudando a empresa a evitar demissões em tempos difíceis. 

Dito isso, a redução de custos empresariais em PMEs é uma estratégia fundamental para aumentar a lucratividade, fortalecer a posição competitiva, e garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio a longo prazo.

Aumento da rentabilidade e flexibilidade financeira

As PMEs podem gerar economias que servem como reserva financeira para tempos de crise ou para enfrentar imprevistos, aumentando a flexibilidade e garantindo o crescimento do negócio a longo prazo.

Melhoria da competitividade

Ao reduzir custos empresariais, uma PME pode aumentar suas margens de lucro sem a necessidade de elevar os preços dos produtos ou serviços, tornando-se mais competitiva no mercado.

7 maneiras de como reduzir custos empresariais

Mas afinal, como reduzir custos empresariais? Por onde começar? 

Comece pelo mapeamento e análise das despesas da sua PME, isso é fundamental para identificar oportunidades de economia.

Confira 7 maneiras de obter sucesso nas suas estratégias de redução de custos empresariais.

1. Revisão de fornecedores

Avalie todas as assinaturas de software, serviços e contratos de longo prazo e cancele ou reduza serviços que não estão sendo plenamente utilizados.

2. Otimização de processos

Revise os processos operacionais para eliminar etapas desnecessárias. Utilize softwares de gerenciamento e reduza o tempo de execução das atividades. Isso pode resultar em economia não apenas de recursos, mas de tempo.

3. Contrate endereço fiscal

A mudança para um endereço fiscal  pode ajudar a reduzir custos operacionais e tributários. Ou seja, ao invés da empresa alugar um escritório completo, pode optar apenas por um endereço fiscal.

Um endereço comercial é mais barato e pode ser suficiente para as suas necessidades de registro e correspondência. Além disso, algumas localizações oferecem benefícios fiscais que podem resultar em economia adicional.

O Wcorp Coworking, por exemplo, oferece este serviço atuando com o recebimento de correspondências e aceitação de Inscrição Estadual (IE) sem custos adicionais, ideal para comércio e e-commerce.

4. Redução de despesas com energia

Substituir equipamentos antigos por versões mais eficientes, como fazer a instalação de iluminação LED e implementar práticas de economia de energia no dia a dia da empresa também é uma boa estratégia na redução de custos de uma PME.

Considere ser uma empresa focada na transição energética. Planeje a instalação de painéis solares ou outras fontes de energia renovável, que podem reduzir significativamente os custos a longo prazo e ainda proteger o meio ambiente.

5. Gestão de estoques

Automatize o controle de estoques evitando compras desnecessárias, prevendo as próximas demandas e evitando excesso ou falta de estoque. 

Você pode fazer isso com o auxílio de  softwares de gestão de estoque, eles automatizam o acompanhamento de entradas e saídas de produtos com facilidade.

6. Trabalhe no coworking em um espaço compartilhado

Trabalhar em um coworking reduz custos ao compartilhar espaço e infraestrutura. Aproveite a flexibilidade e economia de um ambiente colaborativo, ideal para empresas que buscam otimizar despesas sem comprometer a qualidade.

7. Treinamento e Desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento pode reduzir custos ao melhorar a eficiência da equipe e minimizar erros. Funcionários bem treinados são mais produtivos, economizando tempo e recursos a longo prazo.

Quando é o momento ideal para reduzir custos em PMEs?

Realize auditorias internas regulares, isso pode garantir que os custos empresariais estejam sob controle e ainda pode te ajudar a identificar novas oportunidades de economia. 

Priorize o custo empresarial mais significativo. E uma dica extra é começar com pequenas mudanças, assim, vai ser mais fácil de implementar e é bem provável que elas proporcionem um impacto imediato. 

Conheça a Wcorp Coworking

Nosso coworking no Ipiranga é o lugar ideal para você! Com um espaço moderno e bem equipado, oferecemos diversas facilidades, incluindo endereço fiscal e endereço comercial para sua empresa. 

Além disso, contamos com salas para treinamentos, eventos e reuniões, tudo pensado para atender às suas necessidades e garantir o máximo de conforto e eficiência no seu dia a dia.

Agende uma visita no nosso coworking no Ipiranga! Estamos prontos para receber você e sua equipe!

Beatriz Gomes

Recent Posts

Estratégias de crescimento de empresas pequenas e autônomos

Crescimento de empresas pequenas e autônomos: como investir em negócios menores e transformar seu empreendimento…

1 mês ago

Como construir e manter a reputação da empresa

Reputação da empresa: como construir e manter uma imagem real, que transmita cultura forte, compromisso,…

2 meses ago

Por que a imagem empresarial é crucial para empreendedores e autônomos?

Imagem empresarial: o que é, por que é importante, como definir e desenvolver e quais…

4 meses ago

5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Confira dicas para aumentar a produtividade no trabalho, saiba como se organizar, planejar seu dia…

5 meses ago

Como aumentar o networking empresarial?

O networking empresarial é uma forma de criar conexões capazes de possibilitar o fechamento de…

7 meses ago

Saiba como funciona um Coworking: Regras e vantagens

Entender como funciona um coworking é essencial para profissionais freelancers, empreendedores e empresas que buscam…

8 meses ago