Imagem empresarial: o que é, por que é importante, como definir e desenvolver e quais os erros mais comuns na construção dessa imagem? Explore o artigo e confira mais sobre este assunto.
O que é Imagem Empresarial?
Imagem empresarial é a percepção que o público tem da empresa, construída a partir de características subjetivas: condutas, tom da marca e valores; ou materiais: logo, cores, aparência, embalagens e qualidade dos produtos.
Dados do relatório da Meaningful Brands afirmam que 75% das marcas poderiam desaparecer e ninguém se importaria. Podemos considerar isso como sendo importante também para a imagem empresarial de empreendedores e autônomos, que deve ser forte e significativa.
Definição de Imagem Empresarial
Podemos dizer que a imagem empresarial é a forma como a organização se comunica e se coloca no mundo, mas baseada principalmente em como o público geral enxerga e valoriza esse negócio ou pessoa (autônomos).
Importância da Imagem Empresarial para Empreendedores e Autônomos
Para empreendedores autônomos, a imagem empresarial pode impactar positivamente nas vendas, garantindo fidelização de clientes antigos e captação de novos sem maiores complexidades. Entenda mais sobre isso.
Construindo Confiança com Clientes
Uma imagem empresarial responsável e completa garante a confiança dos clientes, eliminando dúvidas sobre a entrega e o comprometimento do empreendedor em solucionar verdadeiramente os problemas dos clientes, com foco em resultados e altas capacidades.
Diferenciação no Mercado Competitivo
A boa imagem da empresa é essencial para garantir o espaço da marca no mercado. Até porque, é a diferenciação que mostra o quanto os atributos de determinada organização são essenciais para o dia a dia dos negócios.
Atração de Parcerias e Investimentos
Marcas com boas percepções externas podem garantir atração de boas parcerias e chamam a atenção para ótimos investimentos. O contrário disso pode resultar em maus gráficos e resultados insignificantes para o empreendedor e autônomo.
Como Desenvolver uma Imagem Empresarial Forte
Mas como e por que desenvolver a imagem da empresa? Porque isso cria mais proximidade entre os consumidores, confiança, e consequentemente, aumento no faturamento.
Identidade Visual Consistente
Criar uma identidade visual forte, que comunica propósito, diferencia a marca pessoal dos concorrentes a partir de elementos como cores, fontes e os diferentes pontos que este conjunto pode representar.
Comunicação Clara e Eficaz
Os consumidores têm buscado marcas cada vez mais bem posicionadas, que demonstram verdade, honestidade, confiança e respeito pela relação empresa e pessoas. Dessa forma, manter uma comunicação eficaz nas diferentes fases de um projeto ou relação é imprescindível.
Atendimento ao Cliente de Excelência
Lembre que considerar um atendimento de excelência é um dos pontos principais ao se perguntar como melhorar a imagem da empresa. É preciso “abraçar o negócio do cliente” de verdade e entregar as mais adequadas soluções para os segmentos.
Erros Comuns na Construção da Imagem Empresarial
É necessário evitar uma percepção negativa ou errônea, diante disso, o cuidado com a imagem da empresa deve ser prioridade no processo de construção da marca empreendedora autônoma. Confira alguns erros comuns desta jornada.
Falta de Consistência na Marca
A falta de posicionamentos sólidos e nítidos em diferentes canais afetam a visão de clientes e possíveis parcerias, que não conseguem entender o DNA da marca e o que de fato ela representa.
Subestimar a Importância do Feedback dos Clientes
Um estudo do Grupo Consumoteca registrou que 80% dos consumidores brasileiros levam em consideração as avaliações positivas dos compradores para tomar uma decisão de compra. Isso significa que empreendedores e autônomos devem sempre levar em consideração o feedback dos clientes.
O Papel do Coworking na Construção da Imagem Empresarial
Ter um endereço comercial pode aumentar a autoridade da imagem empresarial, pois transmite credibilidade e diferencial competitivo. Dessa forma, considerar um coworking como escritório para empreendedores autônomos é interessante.
Networking e Parcerias Estratégicas
O networking empresarial possibilitado pelo coworking permite colaborações entre profissionais de diferentes segmentos, facilitando contatos, oportunidades, novas parcerias e aprimoramento de diferentes estratégias.
Infraestrutura Profissional e Modernidade
Espaços de coworking possibilitam equipamentos de alta qualidade e infraestrutura adequada, que transmitem uma imagem empresarial profissional. Este ambiente conta com salas de reunião e serviços de suporte, como recepção e atendimento telefônico.
Está buscando um ambiente que promova a produtividade e o networking?
Nosso coworking no Ipiranga é o lugar ideal para você! Com um espaço moderno e bem equipado, oferecemos diversas facilidades, incluindo endereço fiscal e endereço comercial para sua empresa.
Além disso, contamos com salas para treinamentos, eventos e reuniões, tudo pensado para atender às suas necessidades e garantir o máximo de conforto e eficiência no seu dia a dia.
Agende uma visita no nosso coworking no Ipiranga! Estamos prontos para receber você e sua equipe!